Mutirão do EI eleva número de formalizados em Canavieiras, no sul da Bahia

 

Para agilizar o acesso de Empreendedores Individuais (EI) aos benefícios da formalização, técnicos da Unidade Regional do Sebrae de Ilhéus realizam mais um mutirão do EI no município de Canavieiras, sob sua jurisdição. A ação tem a parceria do Banco do Brasil e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que disponibilizou a sede da entidade (Rua General Pederneiras, n° 635, Centro) para o trabalho de cadastro de empreendedores, nesta quinta-feira, dia 8, das 9h às 17h.

 

Segundo a analista do Sebrae que coordena a ação, Irineia Barreto, em 2012 foram formalizados no município, até o início do mês de novembro, 328 empreendedores. Neste mutirão, o mecânico informal Jobson Nascimento da Silva foi o primeiro a se formalizar. “Estou interessado em ter a segurança dos benefícios da legalização, como aumentar as vendas, emitindo nota fiscal, e o direito à seguridade social”, justificou.

 

Outro empreendedor que chegou cedo ao posto de formalização foi o pedreiro Rosilval dos Anjos Oliveira. Ele trabalha no ramo há mais de 30 anos e depois de passar um tempo longe da terra natal, voltou para Canavieiras. “Com a formalização eu vou poder ganhar mais dinheiro trabalhando como prestador de serviço para grandes empresas de construção civil que atuam nessa área. Sem registro legal, não há contratação”, explicou.

 

Foram realizadas este ano também no município oito oficinas de capacitação para atender aos trabalhadores legalizados. A próxima está marcada para o dia 28 de novembro, com o tema “SEI Controlar meu Dinheiro”, na sede da colônia de pescadores Z- 20 (Praça Coronel Armindo Castro, n° 9, Centro). O empreendedor tem ainda a oportunidade de aprender sobre as linhas de crédito do Banco do Brasil (BB) para seu segmento, em palestras realizadas toda quinta-feira, às 15h, no auditório do prédio do BB (Praça da Bandeira, n° 161, Centro).

 

A ação de formalização e capacitação de empreendedores prossegue nos demais municípios atendidos pela Unidade Regional do Sebrae. Nas duas principais cidades, Ilhéus e Itabuna, foram formalizados este ano 7,2 mil Empreendedores Individuais. Outras informações sobre as oficinas podem ser obtidas através do telefone (73) 3634-4068.